Tabloide de Ofertas
O famoso encarte, jornal, panfleto ou tabloide de ofertas é o queridinho entre os materiais gráficos mais utilizados no varejo.
Caracteriza-se principalmente pela relação entre produto e preço, e pode alcançar grandes e segmentados públicos através do seu principal canal, a distribuição.
Atualmente essa legítima conexão entre empresa e cliente vem se transformando. Hoje em dia os principais apelos e approachs nos conteúdos dos materiais vão além da promoção de produtos e ofertas. O tabloide de ofertas é uma extensão da empresa na mão do cliente.
Com o avanço da internet estes material ganham cada dia mais adaptações. Sejam elas em tablets, celulares e postagens nas tradicionais redes sociais como por exemplo: Facebook e Instagram.
E assim como nessas interações, o tabloide ganha cada dia mais uma abertura para um canal além de vantagens comerciais mas um espaço de conteúdo relevante para o seu Target.
O tabloide de Ofertas
O material desenvolvido de hoje trata-se justamente de um tabloide de ofertas.
O tema proposta segundo o briefing é um encarte institucional com ofertas e promoções da semana.
A quantidade sugerida era de aproximadamente 150 itens, com alguns destaques especiais e com impressão no material papel LWC.
O tema institucional
Dentre as características de um tabloide o tema é muito importante, através dele é preparado todo o conteúdo interno.
Quanto ao layout ele é responsável pela assemelhação, ou seja um agente acelerador que contribui como um apelo extra na hora em que o material é recebido.
O tema institucional geralmente é utilizado quando o tabloide não tem um apelo comercial e sazonal definido (Festa Junina, Verão, Carnaval, Dia das Mães…), ou simplesmente quando esse mote faz parte da estratégia proposta.
Atualmente um dos exemplos mais comuns nesses temas especialmente para esses materiais, são as interações entre as famílias, sabe aquele famoso “comercial de margarina?” é mais ou menos isso.
Definido o tema, vamos para:
A hierarquia das informações:
Posteriormente se faz necessária um estudo específico do material, sobre:
- A classe social do target
- Os bairros aos arredores
- Os produtos mais consumidos por aquele público (Mix)
- Ticket Médio
- Hábitos de compra
- Principais formas de pagamento
Por fim, conhecendo um pouco mais sobre o material em si, vamos apresentar as peças concluídas.
*Material desenvolvido em parceria com a agência Zero Catorze para a rede Centro Oeste de Supermercados.